Pelas aulas que já passamos neste quase um mês de aulas, ficaram mais claros em minha mente diversos aspectos sobre minha identidade e sobre meus traços culturais.
Pensando mais a respeito disso, pude perceber o quanto é difícil nos dias de hoje estar no ponto médio, seja ele social, econômico, racial, político, etc! Feliz, ou infelizmente, me contro nesta situação em todas as esferas citadas anteriormente.
Desde pequeno, já me deparava com estas situações, especialmente no ponto de vista social, onde acredito que sentimentos pela primeira vez este tipo de divisão e não reconhecimento de Identidades e Culturas. Estudava em escola particular, com bolsa Integral por ter mãe professora (mas poderia estudar lá caso não tivesse bolsa, pois tinha uma estrutura boa financeiramente na família). Não era das escolas mais caras da cidade, mas era uma escola particular e tenho consciência de quão “surtudo” já sou por ter uma dessas oportunidades. Mas o que vem ao caso aqui no momento é que, lá, todos éramos mais um menos NA MÉDIA mas tinha diversos amigos das escolas mais caras da cidade. Ao mesmo tempo, comecei a jogar basquete muito cedo, aos 10 anos, com outras crianças das mais variadas origens e condições, mas onde preponderavam aqueles que tinham no esporte a única possibilidade de ascensão social e desenvolvimento. Nessa situação, me encontrava totalmente híbrido, entre tentar me parecer mais rico do que eu era para aqueles meus amigos das escolas particulares, e tentar parecer menos sortudo para aqueles meus amigos de time. Deste então, a questão da Identidade se tornava de fato uma QUESTÃO para mim.
Também sou filho de mãe negra, e pai neto de espanhóis; tenho acesso às melhores condições de vida, mas não o suficiente para esbanjar em viagens, presentes, etc; sou de esquerda, mas não sou PTista, sou hétero, mas tenho consciência da homofobia e dos problemas sérios que os LGBTs enfrentam.
Estar no meio, na média, fora dos extremos, hoje é bastante díficil mas ainda acredito que faça sentido em grande parte dos casos. A linha é bastante tênue entre saber se posicionar em todas as situações e perder a identidade e a opinião de quem realmente sou eu!
E vocês, onde se encontram atualmente?