A história dos Bancários no Grande ABC

O Livro que dá nome a este post é este que encontra-se na foto, e foi entregue durante o terceiro Sarau, ocorrido no dia 26/07.

É interessante notar, durante a leitura deste o quão relevante, especialmente na região do ABC foi a luta dos bancários pelos direitos dos trabalhadores (que refletiram não somente na sua classe) e como muitos dos direitos que foram adquiridos desde os anos 1950 tem sido derrubados nos último anos, especialmente meses.

A luta dos bancários da região, sempre andou em paralelo com a luta dos metalúrgicos, que também sempre tiveram ativos no ABC Paulista, e através de grandes lideranças que foram criadas a partir destes movimentos, puderam transformar os trabalhadores da região.

Vale ressaltar os pontos abordados no livro, como por exemplo, a luta como algo inerente à população brasileira desde suas origens, seja através das lutas indígenas nos primeiros anos de colonização e que se estendem até hoje, seja a luta dos negros que sofreram tanto ou mais que os índios (por estarem fora do seu ambiente social “natural”) e tiveram que lutar pelos seus direitos mais primordiais, como o da liberdade e dignidade. Além disso, o livro nos dá uma visão dos sindicatos e das militâncias representativas sob uma perspectiva mais ampla e que nos permite verificar a real importância destes movimentos, seja na luta por uma sociedade menos injusta, até questões como as de gênero, cultura, éticas, etc.

Vale a leitura e, caso alguém tenha interesse neste livro, posso emprestá-lo e conversaremos depois a respeito!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora